Alugar ferramentas para construção pode ser uma saída inteligente para economizar em uma obra.
Mas quais as ferramentas da construção civil? Como encontrá-las no mercado? Entre alugar e comprar, qual a opção correta?
São muitas as ferramentas utilizadas na construção. Desde as mais simples como a famosa colher de pedreiro, até ferramentas mais tecnológicas como os diversos tipos de medição (níveis a laser ~ taqueômetros, etc). Então, possivelmente não falaremos de todas. Mas , sobretudo das mais usadas.
O setor de obras civil é um setor que sempre está em alta na economia. Desde os primórdios, o ato de construir acompanha a humanidade.
E igualmente, a mesma afirmação vale para a construção de ferramentas melhores para auxiliar na produção diária.
Ao passo que, à medida que a humanidade evoluía, as ferramentas foram evoluindo junto. Veja esse artigo sobre a antiguidade.
Conhecer bem as ferramentas que se trabalha, diferencia um profissional de nível de excelência, a um profissional nem tão qualificado assim.
Assim, podemos afirmar que, ter o conhecimento da ferramenta certa, vai além de saber nomes, por exemplo. É preciso saber as bitolas, medidas a se aplicar para cada situação.
Um exemplo prático do que estamos falando:
Se você vai cortar um pedaço de uma parede, poderá usar perfeitamente uma marreta ou martelo e um ponteiro, por exemplo.
Agora, se você vai quebrar uma rocha bem grande, com certeza essa não seria a escolha de quem conhece bem as ferramentas da construção civil. Certo?
Nesse sentido, conhecer bem as ferramentas diferencia o profissional!
Cuide daquelas que é pau pra toda obra na sua construção: suas ferramentas
Para garantir uma boa produtividade, é preciso manter bem cuidado e em bom estado as ferramentas do dia a dia.
Os cuidados vão desde um local para guarda e conservação até uma limpeza no final do dia. Enfim, no final do dia, acomode corretamente cada uma em seu devido lugar após retirar a sujeira e excessos.
Instrumentos que entram em contato com cimento precisam ser lavado quando não são utilizados para serem guardados.
Retirar o excesso de argamassa é uma boa prática pra se manter na obra também. Pois todo cuidado com a ferramenta eleva sua vida útil.
Do mesmo modo que instrumentos que são cortantes e perfurantes, precisam de um cuidado especial.
Do contrário, poderão causar acidente sério na obra.
Tipos de ferramentas para construção
Podemos separar as ferramentas da construção em manuais e elétricas.
Ferramentas manuais
- Colher de pedreiro;
- Enxada;
- Pá;
- Talhadeira ou ponteiro;
- Balde, bacia de argamassa;
- Carrinho de mão;
- Trena de mão;
- Picareta;
- Esquadros;
- Compasso;
- Desempenadeira;
- Chaves diversas;
- Torquês, ou como é conhecida popularmente: Turquesa;
- Alicate;
- Nível;
- Prumo;
- Serrote;
- Escadas e andaimes.
Ferramentas elétricas
- Serra circular;
- Serra mármore;
- Furadeira;
- Betoneira;
- Lixadeira;
- Vibradores de concreto;
- Guincho;
- Placa vibratória;
Como podemos ver, são diversas os tipos de ferramentas para a construção. E corremos um sério risco de ter deixado algumas ferramenta importante para trás.
Dicas de como manter as ferramentas e máquinas de sua obra limpa
A princípio vamos nos atentar ao canteiro de obras. É muito importante uma boa conduta na manutenção da limpeza em seu local de trabalho.
O canteiro de obras, se bem organizado se torna bem produtivo. E com menores chances de acidente, por exemplo.
Recolher o lixo é importante? Sim, e acima de tudo, uma coleta seletiva bem implantada, diminui a necessidade de uma equipe específica somente para recolher o lixo no final do dia, ou da semana.
Bem como fazer uma organização de material por baia, ou identificando cada qual em seu quadrado, facilita a vida de quem vai retirar e diminui o tempo de procura.
Pense na possibilidade de manter um local seguro exclusivamente para guardar as ferramentas e maquinários, uma ferramentaria.
Mantenha na obra apenas as ferramentas que estão de fato em uso. Faça um controle e cobre a devolução de todas as ferramentas que estão em desuso para aquele momento.
Incentive seu pessoal a manter o local de trabalho limpo. Feito isso, vamos às práticas de limpeza das ferramentas.
Aqui estão as principais dicas para manter sua ferramenta em perfeitas condições:
- Para ferramentas que estejam em contato constante com concreto, argamassa, tinta: Faça a inspeção visual e retire todo excesso de argamassa, assim como materiais que possam se apresentar como sujeira. Quanto menos acumular, mais fácil fica para tirar;
- Equipamentos e ferramentas que envolvam com tintas precisam de um cuidado especial. Retire o excesso com o material adequado, e é sempre bom manter uma prática de limpeza desses equipamentos, pois a tinta pode endurecer e quando chega nesse estágio é muito provável que não haja mais volta;
- Para equipamentos elétricos, retire a poeira, sempre com um pano seco, e com o equipamento desligado, afinal segurança sempre. Enrole a fiação de forma que não quebre os fios internos, e guarde em local onde não haja risco de pegar umidade;
- Equipamentos de medição, como: prumo, nível, esquadro, compasso, metro ou trena, devemos tomar um cuidado especial quanto à sua guarda e conservação, pois são sensíveis e alguma avaria nesses equipamentos podem comprometer sua precisão;