Ícone do site Alugar Ferramentas

Furadeira de impacto

A Furadeira de impacto é uma ferramenta muito utilizada na construção civil.

Ela trabalha de forma diferente da furadeira parafusadeira tradicional. Pois além de ter rotação, também proporciona alguns golpes contra a superfície que está sendo trabalhada, de forma com o objetivo de melhorar o furo.

Essa função de impacto, também é chamada de martelete por alguns.

O resultado desses golpes é mais eficiência na hora de perfurar superfícies duras de alvenaria, por exemplo.

Com isso ela ganha produtividade em relação ao formato tradicional da furadeira parafusadeira.

Sabendo disso, a escolha certa do tipo de furadeira a utilizar na obra tem grande importância no sucesso final do projeto. Afinal, tempo é dinheiro!

Como usar a furadeira de impacto?

Pense na segurança

Em primeiro lugar, antes de começar a utilizar a furadeira de impacto, faça uma análise de risco da atividade que irá executar. Isso é importante para prevenir possíveis acidentes.

Essa análise de risco deve avaliar se há rede elétrica ou tubulação de água passando no local do furo.

Devemos observar também se o acesso ao local que desejamos realizar o trabalho se apresenta as condições necessárias ou se precisamos melhorar o acesso através de andaimes, escadas, etc.

Feito tudo isso, vamos considerar o uso correto de EPI’s (Equipamentos de proteção individual) necessário à atividade, por exemplo: luvas, óculos de segurança, e demais EPI’s que se fizer necessário de acordo com sua análise de risco.

O objetivo aqui não é listar todos os equipamentos de proteção necessário, pois isso exige um levantamento minucioso e varia de caso a caso.

Ao fazer uso da furadeira de impacto, evite o uso de adornos como joias, relógio, pulseira, para evitar que esses objetos enrosque no equipamento, causando assim um acidente.

Então, mão na massa! Ou melhor, mão na furadeira

Boneco usando furadeira de impacto

Para iniciar o uso da furadeira de impacto, observe os passos abaixo:

  1. Escolha a broca certa para o furo que irá fazer. Para trabalhos em parede o mais indicado é a broca de vídea, que tem em sua ponta diversos metais que proporciona mais dureza, facilitando assim o furo. Essa broca não deve ser utilizada para furar metais, por exemplo, ela é indicada somente para paredes, concreto, alvenaria no geral;
  2. Com o equipamento fora da fonte de alimentação (rede elétrica) gire o mandril no sentido que a garra abra utilizando a chave de mandril para desapertar, para inserir a broca escolhida. Com a broca inserida gire a chave até apertar bem a garra; (a chave mandril é essa no formato de T cheia de engrenagens na foto abaixo);
  3. Feito tudo isso, posicione a furadeira no local exato onde você pretende fazer o furo com mão firme. Não diremos aqui para manter a furadeira na posição perpendicular à parede, pois isso depende de como será feito o furo.

Recomendação: verifique se a função impacto ou martelete está ativa. Essa função que torna a furadeira de impacto uma furadeira de impacto 😛 Normalmente esse seletor fica na parte superior da furadeira.

Tipos de furadeiras de impacto

As furadeiras de impacto irá se diferenciar de acordo com tamanho (uso de broca maiores ou menores).

Outra diferença que encontraremos é o tipo de alimentação e potência, que poderá ser alimentada via cabo (127 V ou 220 V) ou bateria.

Quanto a potência, isso varia muito de fabricante para fabricante, e é expresso em Watts, o que queremos frisar aqui é que, quanto maior a potência, maior a velocidade, ou seja, maior a produtividade.

Cuidados com sua furadeira de impacto

Para utilizar qualquer equipamento elétrico é preciso ter alguns cuidados, e com a furadeira de impacto não é diferente. Então vamos lá!

Você precisa alugar uma furadeira de impacto?

Busque em alugarequipamentos.com.br

Sair da versão mobile